quinta-feira, 25 de março de 2010

Justiça Eleitoral terá apoio do NavegaPará na totalização de votos



Agência Pará

O secretário Maurílio Monteiro assinou o termo de cooperação, que colocará a rede do NavegaPará à disposição do fortalecimento da democracia
David Alves/Ag Pa Clique na imagem para ampliar Ampliar imagem
A cooperação técnica, assinada pelo desembargador João Maroja, do TRE, agilizará o resultado das votações na capital e no interior


Uma cooperação técnica firmada entre o governo estadual, por meio das Secretarias de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e de Educação (Seduc), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), poderá contribuir para que o Pará seja um dos primeiros Estados a totalizar a contagem de votos nas eleições deste ano.

O acordo de cooperação foi assinado pelo titular da Sedect, Maurílio Monteiro; pelo presidente do TRE, desembargador João José da Silva Maroja; pelo presidente da Prodepa, Renato Francês, e pelo secretário adjunto de Gestão da Seduc, Alberto Leão, na tarde desta quarta-feira (24), no Palácio dos Despachos.

No interior do Estado, o governo colocará à disposição da Justiça Eleitoral a rede NavegaPará, para apoiar a totalização em locais onde o TRE não contar com um sistema de comunicação próprio, que são equipamentos interligados a um satélite. No interior, os pontos do NavegaPará, onde houver votação, serão destinados à transmissão do TRE, se houver necessidade.

Já na capital, o TRE utilizará os pontos da Rede Metrobel, instalados nas escolas da rede pública estadual, para transmitir dos locais de votação a apuração dos votos, sem necessidade de deslocamento do disquete para a central de apuração.

Lisura - Segundo técnicos do TRE, não há a menor possibilidade de manipulação das informações, uma vez que o boletim de votação é emitido por cada urna eletrônica e afixado na sessão eleitoral, para que os eleitores e fiscais de partidos acompanhem a totalização, antes mesmo da leitura do disquete com o resultado da sessão.

O secretário Maurílio Monteiro explicou que o convênio permitirá que a Justiça Eleitoral utilize 620 pontos já interligados ao NavegaPará, garantindo aos eleitores eficiência, segurança e agilidade na apuração das eleições.

Alberto Leão informou que, além da rede de dados, o governo colocará à disposição da Justiça Eleitoral a estrutura das escolas da rede pública estadual para o acolhimento de técnicos envolvidos no processo eleitoral e dos eleitores.

Ivonete Motta - Secom

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário: