quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cerca de 80 mil novos alunos já garantiram sua vaga na rede estadual

O sistema de matrícula 2010 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o "Matrícula Cidadã", já registra, até esta segunda-feira (18), cerca de 80 mil novas vagas preenchidas via internet, por meio do processo de pré-matrícula, que encerra na próxima semana, dia 26. No dia 9 deste mês, começou o sistema de matrícula itinerante com a instalação de tendas e barracas em bairros populosos de Belém e Região Metropolitana. O primeiro a ser atendido com o sistema itinerante foi o município de Abaetetuba. De Belém, terão atendimento aos finais de semana os bairros de Icoaraci, Guamá, Terra Firme, Cremação, São Brás e Tapanã.

A Seduc oferece, este ano, 290 mil novas vagas na rede pública estadual, 10% a mais que no ano passado. Para atender a demanda, além de manter os serviços disponibilizados no ano anterior, como a Central de Atendimento (0800 280 00 78), que aumentou o número de operadores de 30 para 40, de segunda a sábado, a Seduc inaugurou o sistema de “Matrícula Cidadã”.

O serviço é oferecido com a disponibilização de barracas da Defesa Civil que, a cada fim de semana, percorrem os bairros de Belém, sendo instaladas em locais estratégicos, onde os interessados podem fazer a sua pré-matrícula na rede. A comunidade também é beneficiada com o acesso à internet nos espaços dos laboratórios de informática nas escolas do Estado. São 56 infocentros instalados nos centros comunitários, além das associações de moradores.

Estas medidas fazem parte de uma série de providências introduzidas pela secretaria para acabar com as filas registradas nas escolas nos períodos de matrícula. O setor de matrícula já contabiliza a marca de 50 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino. Atualmente, ainda está em andamento a pré-matrícula de novos alunos, que começou no dia 14 de dezembro e vai até o dia 26 deste mês. A confirmação da matrícula dos novos estudantes, o processo de remanejamento e transferência de estudantes da rede, começa no dia 27 e vai até 29 deste mês.

Quem já pertence à rede estadual terá sua rematrícula efetuada no período de 1 a 5 de fevereiro. Os alunos que, por algum motivo, perderem o período de pré-matrícula, poderão efetuar a sua matrícula diretamente na escola, no período de 8 a 12 de fevereiro, mas correm o risco de não encontrar mais vagas nas escolas de sua preferência. Ainda há vagas nas principais escolas da rede estadual.

Fonte: Ascom - Seduc