quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ESTADO DO PARÁ LANÇA PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE

O Estado do Pará dá largada a um ousado Plano de Formação Docente. Até 2011, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com as instituições públicas de ensino superior do Pará, quer formar 41.330 professores que atuam na rede estadual de ensino, mas ainda não tem formação superior. Para executar e coordenar as ações do Plano no Estado, foi montado um Comitê Interinstitucional, que conta também com a participação de diversos órgãos públicos estaduais.

O Plano de Formação Docente do Estado do Pará faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, coordenado pelo MEC. Para executá-lo, foi articulada uma parceria entre as três esferas de governo, que vai oferecer cursos de licenciatura a professores das redes estaduais e municipais que exercem a docência sem a formação em nível superior exigida por lei, além de formação continuada a professores que já possuem graduação.

Neste sábado, 14, será instalado o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, conforme estabelece o Decreto presidencial nº 6.755/2009 e também será lançada a aula magna, que marca oficialmente o início da execução do Plano de Formação Docente. A aula magna será ministrada pela professora Helena Freitas, coordenadora geral de Formação de Professores do MEC.

Por meio do Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação; de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação; e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e à distância.

As aulas vão acontecer nos pólos espalhados nos diversos municípios paraenses onde haja atuação das instituições públicas de nível superior envolvidas. Estão incluídas na Formação a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (Ifpa).

FONTE: www.seduc.pa.gov.br

Um comentário:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. Os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outros seres que vivem pela mata.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !